Outras possibilidades no uso dos midis


Outras possibilidades para ser usarem midis — além de serem playbacks.

Há mais de uma década trabalhando com midis, vi meu trabalho ser usado em muitas aplicações diferentes:

Como partituras. Dentro do midi existem notas musicais. O midi pode ser aberto por um software editor de partituras, e essas partituras podem ser impressas ou salvas em PDF.

Material musical-educacional. Um dos meus clientes tem uma escola de música. Ele abre os midis que faço para ele como partituras, para cada um dos alunos instrumentistas e dá uma partitura para cada um deles tocarem em grupo.

Ensaio de corais ou bandas. Outro dos meus clientes tem um coral e precisa ensaiá-lo. Então, ele separa cada uma das pistas com as vozes (soprano, contralto, tenor, baixo) e com isso ele faz quatro novos midis, e dá um midi para cada um dos cantores correspondentes para eles treinarem em casa. Você pode usar esse recurso também em bandas.

Playback para um grupo de dança. Um dos meus clientes tem um grupo de danças. Ele envia-me as gravações originais de cada trecho musical com todas as instruções cronometradas. Eu faço um pot porrit de danças respeitando essas orientações de tempo, andamento e orquestração.

Midi para grupo de teatro. Assim como foi feito acima, além de fazer os trechos de músicas emendados, ainda recebi instruções de fazer pausas para que os atores pudessem falar nelas.

Existem ainda muitas outras possibilidades. Por exemplo, ainda estou buscando oportunidades para trabalhar em trilhas sonoras 🙂 Porém, nesse caso, preciso que o cliente me mande o vídeo, para que eu possa compor o midi em cima desse vídeo. Nesse caso, entregarei o playback em áudio.

Quando você pensa em midi, pode ser que você pense naquele cantor que põe um arquivo dentro de um teclado para servir de acompanhamento. Mas existem muitas outras possibilidades de se utilizarem midis, pois o midi é como uma partitura. Há notas musicais dentro dele.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s